<span data-buffer="">A solução para promover liberdade
e bem-estar aos colaboradores <span data-metadata="">
Função
<span data-metadata=""><span data-buffer="">UI/UX Designer
Linha do tempo
2020
Responsabilidades
Pesquisa - Entrevista com usuário - Teste de usabilidade - Wireframes - Design System - Protótipo -
Metodologia do projeto<span data-metadata="">
O processo do projeto é desenvolvido a partir da Metodologia de Design Thinking, com a ferramenta “Double Diamond”. Sendo um processo ele tem a finalidade de entregar para o usuário final uma possível solução que realmente corresponda à sua necessidade.
Entendendo o problema
Iniciamos as atividades aprofundando nossos conhecimentos sobre o problema a partir de uma pesquisa exploratória no modelo Desk Research. Destacamos alguns dados importantes:
“Trabalhar ‘demais’ mata 745 mil pessoas por ano no mundo, revela estudo. O Brasil está na faixa de países que têm até 4% da população exposta a longas jornadas de trabalho.”
Estudo realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em parceria com a OIT (Organização Internacional do Trabalho)
“Estudo revela que empresas que não se preocuparam com o bem-estar e com a comunicação transparente tiveram perdas em sua reputação.”
Relatório Tendências Globais de Talentos 2021
“Problemas pessoais podem interferir no ambiente de trabalho.”
Catho Online
“Jornada de trabalho flexível aumenta produtividade em 85%.”
International Workplace Group (IWG)
O resultado possibilitou amplo entendimento do contexto. Para avançar na compreensão do problema,
seguimos para Matriz CSD.
Entrevistas
As entrevistas buscavam responder às seguintes perguntas:
“Como você aborda seus problemas pessoais que reduzem seu desempenho no trabalho?”
“Se sua empresa te oferece algum apoio, como o faz?”
“Se não oferece, por que você acha que isso acontece?”
As pessoas entrevistadas correspondiam ao requisito básico do nosso público-alvo — eram funcionárias de grandes empresas.
Essas conversas foram muito ricas e, de fato, forneceram visões que as fases anteriores da pesquisa não tinham fornecido. Para expor os resultados, utilizamos mapas de empatia, uma ferramenta visual que ajuda a destacar pontos importantes ditos e não ditos — e aqui entram as possibilidades que as pesquisas quantitativas não dão. Abaixo, podemos ver os mapas de empatia das nossas pessoas entrevistadas.
Mapa da empatia
Diversos pontos desses mapas de empatia convergem. Um deles é a influência do líder da equipe na sensação de haver ou não um suporte caso o funcionário tenha um problema interferindo no seu desempenho. Apesar de poderem contar com colegas para falar sobre o tema e, às vezes, ser ajudado por eles, as pessoas dependem de ter um gestor imediatamente superior que seja flexível em propor soluções, mesmo que isso não seja parte da cultura da empresa.
Essa ausência da cultura da empresa pode ser vista em ambos os mapas: ambas as pessoas entrevistadas afirmaram que o RH não oferece nenhuma ajuda, quando se supõe que esse setor seria o maior responsável por entender e dar suporte aos funcionários com problemas.
Persona
As personas são uma ferramenta incrível de condensação e visualização de tudo que aprendemos sobre nossas pessoas usuárias até aqui. Escolhemos apresentar a persona explorando o que é mais relevante sobre as pessoas usuárias com relação ao produto que estamos projetando.
Por isso, como é possível ver abaixo, incluímos informações que mostraram ter influência nas dores e objetivos relacionados ao produto e ao contexto maior que, de alguma forma, tem relação com os problemas pessoais que afetam o desempenho no trabalho.
Jornada do usuário
Carla não consegue parar de pensar em seus problemas e tem enfrentado dificuldades de concentração no trabalho. Ela resolve então buscar ajuda em sua empresa na expectativa de obter suporte psicológico e flexibilidade na rotina de trabalho.
Fala com colegas, superiores e vai atrás também de canais de apoio como o RH. Infelizmente descobre que tais canais não existem. A consequência disso é a total frustração da Carla ao ver que não consegue apoio, que seus problemas continuam atrapalhando no rendimento profissional e a sensação de total descontentamento em trabalhar nessa empresa.
Wireframes
Após verificarmos todos os passos da Carla dentro do aplicativo, chegamos à construção dos wireframes. As etapas percorridas no fluxo do usuário foram representadas através de um esboço estrutural onde procuramos reproduzir nossa ideia inicial de interface para o projeto.